Clojure 101 - Curso Gratuito em RubyLearning.com

Vou contar um segredinho sujo: lá se vão sete anos desde que eu me formei, e agora sinto falta da sala de aula. Não sou e nunca vou ser “acadêmico”, mas percebi que gostava bastante de ser aluno. Se eu soubesse o que eu sei hoje na época da faculdade, teria prestado muito mais atenção em todas as matérias (exceto talvez Física…). Tem muita coisa que eu quero aprender, e no fundo eu me perguntava o quão longe eu seria capaz de ir se não tivesse aquela sensação de que eu estou estudando porque isso é o que esperam de mim, mas sim a de que eu estou fazendo isso porque eu quero.

É por isso que eu decidi me inscrever no curso gratuito de Clojure do RubyLearning.com. Não é exatamente uma sala de aula, já que é ministrado à distância e de forma assíncrona, mas depois de ler o “fórum” social do lugar, eu me empolguei. Os alunos matriculados são incrivelmente diversos: americanos de 16 anos, brasileiros universitários de 19, alguns autores de livros de programação, e até um indiano de 60 anos que, em suas próprias palavras, é “engenheiro por formação, fazendeiro por opção”, e acessa a Internet de um cibercafé em Pune quando viaja para a cidade nos fins de semana. Todo mundo está lá para aprender, em um fórum específico para isso, e isso me deixou extremamente empolgado.

O curso é gratuito. A primeira  aula será publicada on-line em 24 de Abril. As matrículas estão abertas. Está esperando o quê?